Aqui você encontra maiores informações sobre as apresentações de trabalho da nossa semana!
Apresentação
de Trabalho – Experiências de Estágio
Grupo
de Apresentação A – Experiências de Estágio
O
projeto coletivo do NEI Orisavaldina Silva como foco no Estágio Curricular da
Pedagogia/UFSC
Autoras: Kátia Adair
Agostinho, Mariana Acórdi Goulart,
Maristela Della Flora
RESUMO: O
presente trabalho pretende compartilhar o vivido no Núcleo de educação Infantil
Orisvaldina Silva durante o estágio curricular da Pedagogia da UFSC. Tal
experiência localiza-se no ano de 2012, nela nos deteremos sobre o estudo de
uma dupla de estagiárias que assumiu o projeto coletivo do NEI como foco de seu
estágio. Iniciativa essa que conjuga o interesse do NEI, em consonância com os
princípios que norteiam a prática de estágio de nossa universidade, que prevê
que essa relação seja com o coletivo da unidade, reforçada ainda pelas orientações
da área quanto à importância do enriquecimento das interações. Nosso objetivo é
abordar as diferentes temáticas que se cruzam sobre o nosso foco, quando
unidade e UFSC juntam-se para vivê-lo e pensá-lo.
Brincando e cantando na creche: experimentando a docência
Autora: Luciana Yamamoto Souza
Vivências compartilhadas com as crianças do G.VI- NEI Orisvaldina Silva
Autoras: Janaína Gorette Moreira de Bitencourt e Sabrina Santana Francisco Neri
Autoras: Janaína Gorette Moreira de Bitencourt e Sabrina Santana Francisco Neri
Resumo: Este trabalho é fruto das nossas vivências e experiências compartilhadas no estágio supervisionado em Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, no primeiro semestre de 2013/1. Nosso trabalho foi desenvolvido no NEI- Orisvaldina Silva, na Lagoa da Conceição com as crianças do grupo IV (de 4 anos e meios a seis anos), a professora Marizete e sua auxiliar Luciani, orientado pela professora Deise Arenhart. Iremos narrar nossas experiências, práticas e questionamentos vividos durante nosso estágio em Educação Infantil. Fazendo recortes nas nossas proposições realizadas durante a docência.
Grupo
de Apresentação B – Experiências de Estágio
A arte de
brincar: a fotografia como possibilidade de criação
Autoras: : Adriana Mara Felsibino, Ivana Martins
da Rosa, Laura Severo Thomazetti
“Eu, Tu, Eles... Seres em Constituição –
Construindo um Memorial a partir das Vivências” no Estágio na Educação
Infantil.
Autoras: Franciely
Vieira Livramento e Joselene Longen.
Resumo:
Desejamos por meio de nosso Memorial narrar brevemente sobre as experiências
que vivenciamos durante o estágio na educação infantil. Para isso foi
necessário que inicialmente fizéssemos um processo de desconstrução, para
então, estarmos verdadeiramente abertas para aquilo que ainda estaria por vir.
Abertas ao novo, a novas experiências. Foi preciso aprender. E muito. Foi
preciso aprender a olhar, a observar. Mais do que observá-las foi preciso
participar e sabe por quê? Porque quando as crianças brincam elas querem nos
mostrar muitas coisas. Brincadeira não é um código. As crianças atuam
diferentes umas das outras. Então, para entendê-las, envolva-se! Participe,
mude a sua postura, mude o seu olhar, a sua fala. E é claro que esse processo
não se constituiu do nada, foi preciso retomar as concepções de criança, de infância
e de educação infantil. Como já mencionamos o estágio na Educação Infantil foi
uma das experiências mais incríveis e desafiadoras que vivenciamos durante a
graduação. Então, deixe-se levar quando for sua vez. Experimente. Não tenha
medo. Arrisque-se. Porque existem sensações, situações que somente você
vai encontrar a resposta. Somente você. Esperamos verdadeiramente que você se
entregue ao outro, aprenda a ouvi-lo, a enxerga-lo, que coloca-se no lugar
deste, que sinta o que ele sente, que imagine, que brinque, pois é isto que
aqui pretendemos narrar, ou seja, um pouco de nossa experiência durante o
estágio na Educação Infantil.
Grupo
de Apresentação C – Experiências de Estágio
De
Ben 10 e Homem Aranha para Sacis e Curupira: o folclore no imaginário
infantil
Autores: Ismael Andrada Bernardes,
Renata do Prado Souza
Resumo: Este trabalho expõe uma
experiência de estágio em Educação Infantil no curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. O cenário dessa experiência foi
o Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI – da UFSC com as crianças, a
professora e a bolsista do Grupo 5 sob orientação da professora Drª. Zenilde Durli.
Fizemos alguns recortes de nossa intervenção destacando principalmente a
temática do folclore. Nessa abordagem lançamos mão de histórias, brincadeiras
populares, priorizamos a interação entre as crianças do grupo e crianças de
outra faixa etária, e a linguagem que esteve presente em todos os momentos em
suas diversas formas.
Caixa de Surpresas: a
arte de aprender a ser professora
Autoras: Aline Cavalheiro e Patrícia de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário