Apresentações de trabalho

Aqui você encontra maiores informações sobre as apresentações de trabalho da nossa semana!

Apresentação de Trabalho – Experiências de Estágio

Grupo de Apresentação A – Experiências de Estágio
O projeto coletivo do NEI Orisavaldina Silva como foco no Estágio Curricular da Pedagogia/UFSC
Autoras:  Kátia Adair Agostinho,  Mariana Acórdi Goulart, Maristela Della Flora
 RESUMO:  O presente trabalho pretende compartilhar o vivido no Núcleo de educação Infantil Orisvaldina Silva durante o estágio curricular da Pedagogia da UFSC. Tal experiência localiza-se no ano de 2012, nela nos deteremos sobre o estudo de uma dupla de estagiárias que assumiu o projeto coletivo do NEI como foco de seu estágio. Iniciativa essa que conjuga o interesse do NEI, em consonância com os princípios que norteiam a prática de estágio de nossa universidade, que prevê que essa relação seja com o coletivo da unidade, reforçada ainda pelas orientações da área quanto à importância do enriquecimento das interações. Nosso objetivo é abordar as diferentes temáticas que se cruzam sobre o nosso foco, quando unidade e UFSC juntam-se para vivê-lo e pensá-lo.


Brincando e cantando na creche: experimentando a docência
Autora: Luciana Yamamoto Souza


Vivências compartilhadas com as crianças do G.VI- NEI Orisvaldina Silva
Autoras:  Janaína Gorette Moreira de Bitencourt e Sabrina Santana Francisco Neri
Resumo: Este trabalho é fruto das nossas vivências e experiências compartilhadas no estágio supervisionado em Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, no primeiro semestre de 2013/1. Nosso trabalho foi desenvolvido no NEI- Orisvaldina Silva, na Lagoa da Conceição com as crianças do grupo IV (de 4 anos e meios a seis anos), a professora Marizete e sua auxiliar Luciani, orientado pela professora Deise Arenhart. Iremos narrar nossas experiências, práticas e questionamentos vividos durante nosso estágio em Educação Infantil. Fazendo recortes nas nossas proposições realizadas durante a docência. 

Grupo de Apresentação B – Experiências de Estágio
A arte de brincar: a fotografia como possibilidade de criação
Autoras: : Adriana Mara Felsibino, Ivana Martins da Rosa, Laura Severo Thomazetti

 “Eu, Tu, Eles... Seres em Constituição – Construindo um Memorial a partir das Vivências” no Estágio na Educação Infantil.
 Autoras: Franciely Vieira Livramento e Joselene Longen.
 Resumo: Desejamos por meio de nosso Memorial narrar brevemente sobre as experiências que vivenciamos durante o estágio na educação infantil. Para isso foi necessário que inicialmente fizéssemos um processo de desconstrução, para então, estarmos verdadeiramente abertas para aquilo que ainda estaria por vir. Abertas ao novo, a novas experiências. Foi preciso aprender. E muito. Foi preciso aprender a olhar, a observar. Mais do que observá-las foi preciso participar e sabe por quê? Porque quando as crianças brincam elas querem nos mostrar muitas coisas. Brincadeira não é um código. As crianças atuam diferentes umas das outras. Então, para entendê-las, envolva-se! Participe, mude a sua postura, mude o seu olhar, a sua fala. E é claro que esse processo não se constituiu do nada, foi preciso retomar as concepções de criança, de infância e de educação infantil. Como já mencionamos o estágio na Educação Infantil foi uma das experiências mais incríveis e desafiadoras que vivenciamos durante a graduação. Então, deixe-se levar quando for sua vez. Experimente. Não tenha medo. Arrisque-se.  Porque existem sensações, situações que somente você vai encontrar a resposta. Somente você. Esperamos verdadeiramente que você se entregue ao outro, aprenda a ouvi-lo, a enxerga-lo, que coloca-se no lugar deste, que sinta o que ele sente, que imagine, que brinque, pois é isto que aqui pretendemos narrar, ou seja, um pouco de nossa experiência durante o estágio na Educação Infantil.

Grupo de Apresentação C – Experiências de Estágio
De Ben 10 e Homem Aranha para Sacis e Curupira: o folclore no imaginário infantil    
Autores: Ismael Andrada Bernardes, Renata do Prado Souza
 Resumo: Este trabalho expõe uma experiência de estágio em Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. O cenário dessa experiência foi o Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI – da UFSC com as crianças, a professora e a bolsista do Grupo 5 sob orientação da professora Drª. Zenilde Durli. Fizemos alguns recortes de nossa intervenção destacando principalmente a temática do folclore. Nessa abordagem lançamos mão de histórias, brincadeiras populares, priorizamos a interação entre as crianças do grupo e crianças de outra faixa etária, e a linguagem que esteve presente em todos os momentos em suas diversas formas.

Caixa de Surpresas: a arte de aprender a ser professora
Autoras:  Aline Cavalheiro e Patrícia de Souza
Resumo: Buscaremos expor nossas observações, reflexões, questionamentos, angústias e aprendizagens referentes ao nosso estágio supervisionado em Educação Infantil, realizado no semestre 2013.1. Este foi realizado no NEI – Orisvaldina Silva na Lagoa da Conceição em Florianópolis, no grupo II (crianças de um a dois anos) sob a orientação da professora Deise Arenhart. Desenvolvemos atividades voltadas para as linguagens (musical, corporal e artísticas), participando na mesa de socialização com o tema sobre As especificidades da docência com bebês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário